Impacto cognitivo das animações 3D na área jurídica

Animações 3D na área jurídica

O cérebro é uma máquina de processar imagens

 

 

Recursos visuais são bem sucedidos em sua aplicação porque o cérebro humano é programado para reagir à imagens. Somente nos tornamos capazes de nos comunicar de maneira simbólica, por textos, há cinco mil anos. Parece muito, mas a história do homo sapiens tem mais de 100.000 anos de idade e durante a maior parte de nossa história, nossa existência dependia exclusivamente de nossa capacidade visual para caçar e detectar predadores.

 

 

De acordo com a neurociência, mensagens visuais são processadas pelo cérebro mais rapidamente que números e textos. De toda a informação transmitida para o cérebro, 90% é visual, já que 40% de nossas fibras neurais estão ligadas às retinas. Imagens são processadas pelo cérebro mais rapidamente que textos ou áudios.

 

 

Além de serem capazes de descrever o objeto em questão com riqueza de detalhes, sem abrir espaço para que a imaginação de cada pessoa envolvida crie seu cenário, recursos visuais causam um impacto ainda maior: a informação descrita parece estar mais próxima.

 

 

Emoções e estímulos visuais são processados na mesma parte do cérebro. É a conexão entre ambos que cria nossas memórias, por isso, imagens impactantes e metáforas visuais tem grande potencial de causar impressões fortes e duradouras.

 

 

Visual Law e o Direito

 

 

O processo de modernização da área jurídica foi acelerado pelos efeitos da pandemia do coronavírus. Muitos advogados e magistrados se viram forçados a trabalhar de maneira remota e o uso de elementos de visual law se tornou cada vez mais comum no direito. De acordo com o relatório produzido pelo grupo de pesquisa Visu.Law, intitulado Elementos visuais em petições na visão da magistratura federal, 86.8% dos juízes e juízas federais acreditam que o uso de elementos visuais pode facilitar a análise da petição.

 

 

Animações 3D na área jurídica

 

 

Animações 3D são um dos elementos visuais com maior impacto dentro do Visual Law. A capacidade de recriar cenários e acontecimentos com riqueza de detalhes, com múltiplos ângulos e pontos de vista, projetados em uma linha do tempo coerente cria um processo de imersão cognitiva com repercussões extraordinárias dentro de um processo jurídico.

 

 

Animação 3D na área jurídica

 

Animação 3D na área jurídica

 

Com o uso das imagens em 3D, advogados, membros do júri, testemunhas e magistrados não precisam construir cenários usando a imaginação. O recurso centraliza os dados visuais e garante que todos sejam capazes de visualizar os acontecimentos de acordo com a tese que está sendo defendida.

 

 

Além de unificar processos visuais, o uso das animações 3D é capaz de concentrar um grande número de informações textuais como laudos e testemunhos em um objeto visual de fácil compreensão, além de permitir ao advogado enfatizar determinados pontos da narrativa que são importantes para a sua tese, aumentando as chances de sucesso.

 

 

________________________________________________________

Quer aplicar a animação 3D na sua advocacia? Entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

telefone

+55 (41) 99197-9385

e-mail

contato@view3dstudio.com.br

0
Open chat